Moléculas - Água

Em nosso planeta esta molécula, H2O, ocorre em enormes quantidades, grande parte encontra-se depositada nos oceanos que cobrem cerca de 71% da crosta terrestre, os oceanos têm uma profundidade média de seis quilômetros,percebemos assim a enorme abundância desta molécula em nosso planeta.

Esta grande quantidade de água caiu dos céus quando o calor da terra ainda em formação quebrava moléculas de minerais como a mica, liberando átomos de oxigênio e hidrogênio, que se combinavam formando esta surpreendente molécula. Mais tarde as moléculas eram trazidas a superfície em rios de lava e, por conseguinte, evaporavam na forma de vapor de água. Pode-se inferir que nossos oceanos já foram um dia rochas do nosso planeta.

Anteriormente denominei a água de surpreendente molécula, este título deve-se a algumas características incomuns quando a comparamos a outras moléculas semelhantes, talvez sua propriedade mais incomum seja ser um líquido a temperatura ambiente. Por se tratar de uma molécula tão pequena se esperava que seu estado a temperatura ambiente fosse um gasoso, como a amônia e o metano, mais ainda como seu parente mais próximo o sulfeto de hidrogênio (H2S). O fato de a água ser líquida decorre de características dos átomos que a compõe: o tamanho do hidrogênio e os pares isolados do oxigênio, somados a grande capacidade do átomo de oxigênio de atrair elétrons.

As características dos átomos que compõe a molécula de água fazem com que as moléculas fiquem “amarradas” umas as outras pelo que chamamos de pontes de hidrogênio. Uma molécula de água pode se ligar a outras quatro e assim sucessivamente formando uma grande rede de ligações de hidrogênio, o resultado é que estas moléculas permanecem unidas constituindo um líquido fluido, ao invés de se moverem livremente como as moléculas de um gás.

Outra característica surpreendente da água é a de se congelar a uma temperatura relativamente alta, também resultado da força das suas ligações intermoleculares (ligações entre moléculas). Sua singularidade não se limita apenas ao que já foi falado, vale destacar que a maioria dos sólidos é mais denso que o líquido do qual se condensaram, mais o gelo a 0°C é menos denso que a água a mesma temperatura. Como resultados têm-se icebergs, lagos em que apenas uma fina camada na superfície congela; mantendo grande parte da água no abaixo no estado líquido mesmo a temperaturas inferiores ao seu ponto de congelamento, podendo assim manter-se viva a vida aquática no interior destes lagos. Este fenômeno também se deve as pontes de hidrogênio, porém ao contrário do que se pode pensar a água no estado sólido contém um número bem menor de pontes de hidrogênio, a estrutura do sólido termina sendo mais aberta que a do líquido, como resultado o sólido é menos denso. 

Os três estados físicos da água estão presentes em grande quantidade no nosso planeta, porém apenas uma pequena parte é adequada ao consumo humano, 97% é água salgada, 75% da água que não é salgada encontra-se congelada nos pólos. O restante apenas 1% é potável, porém sua grande maioria está a altas profundidades no subsolo, temos então apenas 0,05% da água acessível para o nosso consumo, é a água que flui pelos lagos e rios. Antigos reservatórios de água estão sendo explorados através de poços, porém esta água não é restituída, tornando-se assim ainda mais inacessível.

A água é essencial a vida, logo fornece um meio perfeito para o transporte nas células, pode transportar moléculas para dentro e para fora da célula. O transporte de outras moléculas vai desde o transporte de moléculas orgânicas, como a glicose, a íons como sódio, potássio e cálcio; essências para o funcionamento do nosso organismo.

Esta molécula muitas vezes chamada de solvente universal, felizmente não pode dissolver tudo, posto que se pudesse dissolver o fosfato de cálcio dos nossos ossos, provavelmente não sobreviveríamos. Todavia é um grande solvente mistura-se com o álcool, como pode ser visto no vinho, na cerveja e na cachaça, pois forma pontes de hidrogênio com a molécula de álcool. Dissolve o açúcar pelas mesmas razões, além de sólidos iônicos como o sal e outros minerais.

A cor da água pura, um azul-pálido que pode ser observado a uma espessura superior a dois metros e contra um fundo branco, deve-se também as pontes de hidrogênio, como as moléculas estão ligadas entre si a vibração de uma empurra a molécula vizinha e isso faz com que a radiação na cor vermelha seja absorvida liberando assim uma tonalidade azulada. Muitas vezes vemos esta cor azulada em grandes formações de gelo.

 Adaptação do texto “Água” do livro Moléculas de P. W. Atkins (páginas 23, 24 25).

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica